quarta-feira, 22 de junho de 2016

FUNÇÕES ESTRATÉGICAS X AÇÕES ESTRATÉGICAS

Ao analisarmos as estruturas organizacionais , quer seja utilizando-se de organogramas de processos quer seja através de organogramas funcionais é comum nos depararmos com o seguinte pergunta : " - Quais  as áreas serão subordinadas diretamente ao CEO e/ou Presidente?".

Na realidade o pensamento coletivo  entende que a subordinação direta de uma determinada área ao executivo principal passa  a ideia de que trata-se de uma área estratégica para a empresa.

No meu ponto de vista a referida área até pode ser estratégica e estar subordinada a este executivo , mas o que determina que a uma área seja estratégica vai além da subordinação, ou seja , são as ações estratégicas efetivamente propostas que a definem  como área estratégica.

A efetiva capacidade que esta área  tenha de propor soluções que façam a diferença sob o ponto de vista do negócio é o fator mais importante, ou seja, é fundamental a construção de um elevado grau de legitimidade da referida área no contexto institucional.Essa legitimação não se limita apenas ao ambiente interno da organização, mas deve estender-se aos seus stakeholders ,pois são os mesmos que validam e reconhecem estas  ações junto ao mercado.

Sugerimos algumas ações que contribuem para  identificar esta situação:

- Contribuição no processo de planejamento estratégico com participação e sugestões efetivas.

- Representar a organização em ações de cooperação , parcerias, convênios com organismos que podem contribuir para o desenvolvimento organizacional.

- Interação transversal com as demais área da empresa no sentido de estabelecer conjuntamente ações de ajuda mútua.

- Zelar pelos  valores e cultura da organização , contribuindo para que os demais gestores no curso das atividades que impliquem a consecução dessas atividades e na consecução dessas funções .

- Efetuar benchmaking com organizações referências no segmento.

- Promover a formação de redes de relacionamento entre as pessoas das diferentes áreas , contribuindo para um clima organizacional e qualificação.

Pense a respeito.

Muito obrigado.
22/06/2016