sexta-feira, 11 de março de 2016

AÇÕES PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

A agenda não é nada favorável para os profissionais de RH nos dias atuais. As prioridades se inverteram de uma forma muito rápida nos últimos meses. Num passado recente estava-se falando sobre " apagão de talentos" onde as empresas disputavam os melhores profissionais de uma forma muito agressiva e hoje somente contratam novos profissionais em segmentos de negócios muito específicos .

Os subsistemas de Seleção e Treinamento perdem um pouco de espaço dando lugar a negociação sindical , revisão de custos com benefícios e rescisões trabalhistas.

O número de desempregados no Brasil atinge a marca de 11 milhões com tendência de alta.  Enfim, o momento é de olhar para dentro das empresas e buscar racionalização de custos em todos os aspectos.

Não resta outra alternativa aos profissionais de RH a não ser mudar o mind set de uma forma bastante rápida, a fim de atender as necessidades do momento atual em termos de contenção de custos.

Na realidade somos todos impactados por este momento , sendo de fundamental importância que as empresas abram espaço para uma agenda positiva, pois as mesmas devem continuar  a operar no mercado .

Nesta semana estive reunido com um grupo de executivos  de RH bastante qualificado, onde foi utilizada a técnica do World Café ( onde um grupo de pessoas discute sobre um determinado tema ) tendo como tema a ser discutido " quais as ações motivacionais a serem implantadas nas empresas no momento atual".

Desta forma compartilho com vocês algumas destas sugestões do seleto grupo:

- Os lideres necessitam manter as equipes informadas sobre tudo o momento atual.

- O principal líder da empresa " tem que compartilhar" , olho no olho, as ações/ajustes de reduções necessárias, em todas as oportunidades. É de vital importância que este líder tome para si este processo.

- Identificar lideres informais para atuarem como multiplicadores de ações de melhorias. Foi sugerido que as  empresas constituam Comitês de Comunicação .

- Devem ser mantidas as ações de RH/ motivação , mesmo com custos reduzidos, a fim de zelar pelo clima organizacional da empresa e manter todos os colaboradores engajados.

-  Identificar os lideres que destoam desenvolvendo um trabalho de envolvimento junto aos mesmos. Importante atentar para que  não recebam informações privilegiadas ou até mesmo anteriormente aos demais colaboradores, para que a informação seja única, evitando contradições.

- Adotar o programa de demissão assistida. O RH das empresas pode implementar o processo de recolocação estabelecendo contatos com empresas, auxiliando na elaboração de cv´s, destinando uma sala específica com infra estrutura aos  colaboradores desligados.

Desejamos sorte e sucesso a todos vocês.



Muito obrigado!

11/03/ 2016