sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A VOLTA DAS FILAS DE EMPREGO


Com o índice de desemprego no Brasil chegando  8,6% ( IBGE: base Agosto de 2016) uma realidade muito comum nas décadas de 80 e 90 volta a fazer parte de nosso cotidiano. Esta realidade são as filas de emprego ou de seguro desemprego.

Posso afirmar com absoluta certeza que trata-se de uma novidade para os jovens , mas é muito conhecida das gerações acima de 45 anos. Quem viveu esta realidade no passado vive momentos de grande  apreensão.

O contraditório desta situação é o fato de  trabalhadores  estrangeiros estar se recolocando com  uma certa facilidade em virtude de aceitarem posições de menor qualificação, no comércio e serviços especialmente, quando a atividade profissional compreende o trabalho nos finais de semana ou até mesmo em turnos de revezamento.

Posições que outrora eram " descartadas" passam a ser disputadas com grande afinco pelos profissionais desempregados , e não poderia ser diferente no meu pontos de vista.A minha sugestão para quem  está desempregado é de que não fique esperando pelo emprego ideal , mas optem pelo emprego possível. Como diz o ditado : " o ótimo é inimigo do Bom".   

Por outro lado, com o aumento da expectativa de vida e o baixo valor das aposentadorias resultam na necessidade dos aposentados manterem-se na ativa com uma fonte de complementação de renda. Desta forma há maior competitividade no mercado de trabalho.

Também é importante salientar que não é um bom momento de troca de emprego principalmente para o profissional que já construiu um relação relativamente estável com o empregador atual. Não podemos esquecer que construção de uma nova relação de emprego leva muito tempo e pode tornar   vulnerável ate que o nível de confiança seja estabelecido.

Entendo que a gestão da carreira é de responsabilidade do profissional e não da empresa. Desta forma é fundamental que o mesmo crie alternativas de empregabilidade para que não dependa 100% de um único empregador. O famoso plano B volta com força total nestes momentos de dificuldade até porque a construção destas alternativas leva um bom tempo Importante salientar que o plano B deve ser uma atividade prazerosa para o profissional, pois no inicio esta atividade vai ser executada paralelamente a atividade principal , inclusive com jornada dupla.

É fundamental construir um visão de médio e longo prazo, construindo  variadas formas de trabalho  para que sempre haja diferentes fontes de renda. Desta forma o profissional terá poder de escolha e não ficará a mercê das posições disponíveis no mercado, até porque o mercado e a economia oscilam e nem sempre estão com ofertas de posições qualificadas com bom nível de remuneração.
Encerro o por com um ditado popular : " para quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve.

Muito obrigado.
20/11/2015

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

GESTORES SEM EDUCAÇÃO




Anda  circulando pelas redes sociais um diálogo entre um gestor e seu subordinado, o qual  transcrevo  parte dele:

" Fulano, te liguei ontem às 21:30 para solicitar um relatório urgente e você não me atendeu.
– Sinto muito, chefe. Quando saí daqui às 20:30 daquela nossa reunião, não tirei o celular do silencioso.  Cheguei em casa e fui dar atenção aos meus filhos que estavam quase dormindo e não vi o celular tocar.
– Da próxima ( por absoluto respeito oa leitor não transcrevi o restante do diálogo por conter palavras de baixo calão.)."

Ao ler este texto lembro-me de um ditado  muito conhecido no mercado  : " as pessoas pedem demissão dos lideres/chefes e não das empresas".

Entendo que um dos principais desafios  da área de Recursos Humanos é o  de desenvolver as competências  de liderança para que estes lideres intermediários , ou seja, Supervisores, Coordenadores e Gerentes desenvolvam a capacidade de relacionamento interpessoal.

Sugiro que o corpo executivo dedique especial atenção para o comportamento destes profissionais, pois entendo  que são  fundamentais para o atingimento dos bons resultados em termos de gestão e performance.

Se a empresa  não estimular desenvolvimento estes profissionais  a mesma irá dar margem para que  os colaboradores pensem da seguinte forma : " Ora, se este gestor  mal educado é mantido na empresa é porque a  diretoria  concorda" Desta forma a mensagem subliminar transmitida é a de que o modelo de sucesso para crescimento  na empresa é o da má educação. Ato contínuo, piora o clima organizacional.A cultura americana chama estes profissionais de Tóxicos ( tradução literal).

Dentre as ferramentas de gestão que recomendo a ser implementadas ou são as seguintes:

Feedback: A prática do feedback com habitualidade tem papel definidor para alcançar os resultados desejados para geração da confiança e aproximação entre líder e liderado.

Coaching: O Coaching Executivo Empresarial pode alcançar resultados plenamente satisfatórios se for realizado por um coach experiente, com grande vivência no mundo corporativo e que tenha uma demanda clara ,definida entre a liderança imediata do coachee, RH e coach.


Avaliação de desempenho: Um programa estruturado de avaliação de desempenho realizado com um periodicidade mínima de 01 ano , irá gerar o PDI ( Programa de Desenvolvimento Individual) onde indicada ações a serem desenvolvidas por parte da empresa e por parte do profissional.O desenvolvimento profissional é de responsabilidade maior  do indivíduo e não da empresa.


Alinhamento de valores : O profissional deve estar alinhado com os valores da empresa, ter a crença de que está trabalhando por uma causa maior , ser feliz na sua atividade profissional e cima de tudo  contribuir para o crescimento de todos.

Trate as pessoas com respeito : Independente da posição hierárquica. Nada justifica eventual rispidez para com os membros da equipe.

Ao seguir estas recomendações tenho certeza de que o clima organizacional de sua empresa irá melhorar significativamente.


  
Muito Obrigado                                                                                                                                                                                                                                                       
05/11/2015