segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A ANGÚSTIA DA DECISÃO




O ato de decidir  faz parte do dia-a-dia do mundo corporativo. Não saberia estimar, mas talvez milhares, milhões de decisões são tomadas diariamente pelos mais diversos líderes , nos mais variados segmentos de negócios e nos mais variados tipo de empresas .

A responsabilidade pela decisão poder ser trivial para alguns profissionais , mas também pode ser um grande desafio para outros.  Decisões erradas podem trazer alguns prejuízos para as empresas, mas o custo maior , sem dúvida, é o da não decisão. Profissionais que possuem dificuldade em decidir geram um clima de grande incerteza e letargia dentro das empresas. 
O impacto sobre as equipes é significativo,contribuindo para uma cultura de baixo engajamento  e descompromisso.

No meu ponto de vista é de suma importância que as empresas atentem para este fato quando forem definir os profissionais que  serão promovidos para as posições de liderança de uma forma em geral. Eu acrescentaria um pouco mais , ou seja, " - quem não sabe decidir , é inseguro, não pode assumir a posição de  gestor" .

A tomada de decisão está diretamente ligada ao nível de autonomia  e permite maior engajamento moral. Quem não decide não tem moral . A moral que eu me refiro é no sentido de ser coerente com os valores que fundamentaram a sua decisão . Estes valores devem ser preservados ,  para que as equipes possam  entender a lógica do líder e assim sentirem-se mais seguras para desenvolver o seu trabalho, alinhados  em  pensamento e atitudes.

Sendo assim,a tomada de decisão do líder deveria ser compartilhada com sua equipe , através de múltiplos olhares , pois são passiveis de menores equívocos, geram um sentimento de time,  eleva-se o comprometimento e  descentraliza o poder.

Como anda a tomada de decisão em sua empresa?

Muito obrigado.
21/09/2015

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

A  crise pelo qual  passa Brasil tem gerado um certo desânimo entre todos  , sendo um período fértil para os críticos  das mais diversas matizes políticas. Quem é governo critica seus antecessores e quem é oposição critica o governo atual e assim sucessivamente.O fato é que este panorama se estende por vários setores da sociedade chegando ao mundo do trabalho , afetando empresários, trabalhadores, empreendedores, profissionais liberais, etc.

No meu ponto de vista só há dois comportamentos a serem assumidos a saber:  ou você cai na letargia   e fica reclamando de tudo ou de todos  ou passa a procurar formas de criar alternativas dentro da sua  área de atuação.

Analisando sob o ponto de vista do mundo corporativo  entendo que o processo de comunicação assume um papel altamente relevante neste momento.

É de fundamental importância que as empresas procurem comunicar-se com todos os seus colaboradores acerca das ações que a  esta tomando para driblar a crise e o quanto cada um pode contribuir para minorar os impactos da mesma.

É muito comum neste momento revisar orçamentos para redução ou priorização de custos, sendo que o temor pelo desemprego assola a maioria dos trabalhadores.

O fato é que uma linha de coerência na redução de custos deve ser observada, sendo que muitas delas poder ser alcançadas com a contribuição dos próprios colaboradores.  

Um processo de comunicação eficaz gera transparência e confiabilidade na gestão e desta forma faz-se a travessia da crise com menores percalços. Portanto comunique, comunique e comunique. 

Muito obrigado!

Porto Alegre 04 de Setembro de 2015