sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Os planos de treinamento e desenvolvimento durante muito tempo partiram de um pressuposto básico onde a responsabilidade pela definição das competências necessárias para atuação do profissional em um determinado cargo era de responsabilidade única e exclusiva da empresa. Na realidade havia muito pouco espaço para que o profissional opinasse sobre caminhos alternativos para o desenvolvimento de suas competências  .

O grande desafio das empresas é o de alinhar as expectativas dos profissionais que a compõem  com as necessidades da mesma. O fato é que você somente se desenvolve e se envolve naquilo com o qual se identifica , ou seja, "- o que você realmente gosta de fazer? ".

Entendo ser de grande relevância que sejam considerados nos projetos de capacitação as necessidades, características, aspirações, desejos, do profissional, partindo-se do pressuposto de que há vários caminhos para se chegar a um mesmo destino.A partir deste momento o profissional pode comparar   as competências que já possui e aquelas que necessita desenvolver.

Para a construção de um modelo de Trilhas de Aprendizagem, inicialmente precisa ser escolhido o foco das trilhas: por competências, por processos, por domínio temático.
A partir da definição do foco definiremos  quais os conhecimentos que são necessários para atingir o resultado esperado.

Neste momento devemos ser bastante criativos para  definirmos plataformas múltiplas de aprendizado que  podem variar entre virtuais ou presenciais; individuais ou coletivos; orientados ou autodirigidos.

Outro fator a ser considerado é o nível de maturidade do profissional, ou seja, profissionais em início de carreira devem receber um acompanhamento mais aproximado da área de RH e os mais sêniors podem ser acompanhados mais a distância.

Para consolidar o processo, as trilhas devem ser apresentadas aos profissionais com algumas orientações que ajudam na escolha, como o grau de complexidade do conhecimento e a maturidade profissional recomendada.

Não podemos esquecer que a responsabilidade pelo desenvolvimento de sua equipe deve ser do líder que deve ter papel preponderante na escolha das trilhas de aprendizagem , com identificação de pontos de melhoria e potencialidades, aplicação de feedback, orientação de carreira e orientação para resultado.

Para a organização, implantar Trilhas de Aprendizagem fundamentada na sua concepção, pode gerar resultados e vantagens como otimização dos recursos investidos em capacitação e desenvolvimento; maior grau de assertividade na orientação do desenvolvimento; flexibilidade e satisfação aos colaboradores da empresa.



Muito obrigado.

Porto Alegre 20  de Fevereiro  de 2015

www.morgansantos.com.br


morganesantosrh@hotmail.com

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MENTORING NÃO É COACHING





Tem sido grande o desafio das empresas e mais especificamente para suas  áreas de Recursos Humanos em desenvolver suas lideranças ,a  fim de enfrentar os enorme desafios a frente de suas equipes.

Quando se fala em estilo de liderança e gestão, surge naturalmente o conceito de coaching, enquanto o de mentoring está mais relacionado ao estilo de desenvolvimento de carreira.

Uma das ferramentas mais conhecidas e praticadas no mercado de trabalho tem sido  o coaching. Na verdade, o papel de coach  é  focado em suportar o coachee para que atinja seus resultados em termos profissionais, pois para que um programa de coaching tenha bons resultados é fundamental que empresa, coachee e coach definam uma demanda especifica a ser trabalhada, por um período limitado de tempo.

Particularmente não acredito em programas de coaching de grande duração e desenvolvido por profissionais que não tenham uma grande vivência no ambiente empresarial. No meu ponto de vista a troca entre coach e coachee fica muito limitada, pois por um lado o coachee necessita desenvolver competências especificas  baseada em situação vivenciadas previamente pelo coach, ou seja, se não for assim "não rola".

Outra ferramenta de grande relevância mas de menor utilização pelas empresas quando comparadas ao coaching é o  Mentoring. Os programas de mentoring  possuem o foco em sucessão  e são voltados para apoiar e desenvolver colaboradores  na própria organização em que trabalham, evitando assim a rotatividade, preparando-os para o processo sucessório e atraindo novos colaboradores com suas políticas de desenvolvimento de carreira. O mentoring envolve a participação de uma pessoa experiente (mentor) para ensinar e preparar outra pessoa (orientado) com menos conhecimento ou familiaridade em determinada área ou assunto. Esta abordagem é baseada na aprendizagem individual e no desenvolvimento profissional, procurando alinhar o talento e o potencial do colaborador as necessidades da empresa.

Algumas  premissas são muito importantes  para o sucesso de  programas de mentoring, conforme descrito a seguir:

• Premissa 1: Um programa de mentoring deve ter dois focos: o mentor e o orientado.

• Premissa 2: O processo de recrutamento de um programa de mentoring deve ser amplamente divulgado dentro da empresa,ter uma pré-seleção dos candidatos, devendo deixar claro aos mentores e orientados os pré-requisitos necessários e os critérios de participação.

• Premissa 3: Um programa de mentoring deve admitir voluntários para apoiar os esforços da coordenação. Estes voluntários devem ser profissionais em nível sênior dentro das organizações ou até mesmo ex colaboradores.

• Premissa 4: Um programa de mentoring deve oferecer um mínimo de treinamento para clarificar os papéis a serem trabalhados e distinguir o mentoring de outras formas de desenvolvimento.

• Premissa 5: Um programa de mentoring, visando ao seu processo de melhoria contínua, deve avaliar da forma mais direta possível se os seus objetivos foram alcançados, o nível de satisfação dos participantes e a qualidade do envolvimento com os orientados.

• Premissa 6: Os papel do mentor não pode sobrepor-se e nem confundir-se com o papel do gestor , na realidade trata-se de papeis distintos    , sendo que o primeiro busca o desenvolvimento da carreira e o segundo o de atingir resultados objetivos da área e da empresa.

Desta forma, ambos programas são de grande valia a aplicabilidade nas empresas somente devemos ter o devido cuidado de saber os objetivos esperados de cada um.

Muito obrigado.

02/02/2015