quarta-feira, 21 de outubro de 2015

COMO ANDAM SEUS CARGOS CRÍTICOS?



O cenário econômico atual pode levar a uma visão  simplista  no sentido de que as empresas envidem seus esforços  tão somente  para reduzir os custos empresariais.Obviamente há setores mais impactados e outros um pouco menos.

É fato que  em função da cotação do dolar por volta dos R$ 4,00 , muitos setores são prejudicados , mas  por outro lado há setores beneficiados. Podemos citar  o segmento de turismo ,onde com a alta do dólar, o brasileiro foi obrigado a refazer seus planos de viagens. Altos custos com alimentação e estadia no exterior fizeram a demanda por passagens aéreas despencar, obrigando as companhias a anunciarem promoções . Mesmo assim, a opção da classe média do país por destinos domésticos é cada vez mais nítida.

Com o real mais barato lá fora, a chegada do turista estrangeiro ao país também é facilitada,  "Em 2014, o país recebeu 6,4 milhões de estrangeiros. A previsão para 2015 é que esse número seja maior". Para o secretário, o quadro atual é uma boa chance não apenas para as capitais brasileiras. "O interior do Rio teve nesse último fim de semana taxa de 85% de ocupação, é uma oportunidade para o turismo interno".( Secretário Estadual de Turismo do ,   do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix).

Dentro deste contexto acho de grande relevância que a áreas de Recursos Humanos dediquem-se a analisar os seus cargos críticos , ou seja, cargos críticos  são cargos, que dentro de sua especificidade ,são de grande relevância para  a empresa. Em geral são cargos técnicos específicos ou até mesmos cargos comerciais onde o profissional possui a carteira de clientes   em suas mãos .Importante salientar que cada empresa possui o seu Rol de cargos críticos em função da especificidade de seu negócio.

Embora  o índice de desemprego no Brasil esteja atingindo a marca de dois dígitos ( 7,60% - Agosto de 2015 - Fonte :IBGE )  , podemos afirmar que o perfil em geral do desemprego é de um trabalhador com menor  nível de escolaridade, ou seja, para o profissional qualificado ainda há um bom mercado de trabalho .

Desta forma identificar e blindar os cargos críticos é uma tarefa fundamental para as empresas .Recomendamos revisar a políticas de remuneração e benefícios especificamente para estes cargos, pois serão  fundamentais quando houver a retomada de mercado.

Muito obrigado.

Morgan Flory Santos                                     
21/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário