sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

A  crise pelo qual  passa Brasil tem gerado um certo desânimo entre todos  , sendo um período fértil para os críticos  das mais diversas matizes políticas. Quem é governo critica seus antecessores e quem é oposição critica o governo atual e assim sucessivamente.O fato é que este panorama se estende por vários setores da sociedade chegando ao mundo do trabalho , afetando empresários, trabalhadores, empreendedores, profissionais liberais, etc.

No meu ponto de vista só há dois comportamentos a serem assumidos a saber:  ou você cai na letargia   e fica reclamando de tudo ou de todos  ou passa a procurar formas de criar alternativas dentro da sua  área de atuação.

Analisando sob o ponto de vista do mundo corporativo  entendo que o processo de comunicação assume um papel altamente relevante neste momento.

É de fundamental importância que as empresas procurem comunicar-se com todos os seus colaboradores acerca das ações que a  esta tomando para driblar a crise e o quanto cada um pode contribuir para minorar os impactos da mesma.

É muito comum neste momento revisar orçamentos para redução ou priorização de custos, sendo que o temor pelo desemprego assola a maioria dos trabalhadores.

O fato é que uma linha de coerência na redução de custos deve ser observada, sendo que muitas delas poder ser alcançadas com a contribuição dos próprios colaboradores.  

Um processo de comunicação eficaz gera transparência e confiabilidade na gestão e desta forma faz-se a travessia da crise com menores percalços. Portanto comunique, comunique e comunique. 

Muito obrigado!

Porto Alegre 04 de Setembro de 2015

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