segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A ANGÚSTIA DA DECISÃO




O ato de decidir  faz parte do dia-a-dia do mundo corporativo. Não saberia estimar, mas talvez milhares, milhões de decisões são tomadas diariamente pelos mais diversos líderes , nos mais variados segmentos de negócios e nos mais variados tipo de empresas .

A responsabilidade pela decisão poder ser trivial para alguns profissionais , mas também pode ser um grande desafio para outros.  Decisões erradas podem trazer alguns prejuízos para as empresas, mas o custo maior , sem dúvida, é o da não decisão. Profissionais que possuem dificuldade em decidir geram um clima de grande incerteza e letargia dentro das empresas. 
O impacto sobre as equipes é significativo,contribuindo para uma cultura de baixo engajamento  e descompromisso.

No meu ponto de vista é de suma importância que as empresas atentem para este fato quando forem definir os profissionais que  serão promovidos para as posições de liderança de uma forma em geral. Eu acrescentaria um pouco mais , ou seja, " - quem não sabe decidir , é inseguro, não pode assumir a posição de  gestor" .

A tomada de decisão está diretamente ligada ao nível de autonomia  e permite maior engajamento moral. Quem não decide não tem moral . A moral que eu me refiro é no sentido de ser coerente com os valores que fundamentaram a sua decisão . Estes valores devem ser preservados ,  para que as equipes possam  entender a lógica do líder e assim sentirem-se mais seguras para desenvolver o seu trabalho, alinhados  em  pensamento e atitudes.

Sendo assim,a tomada de decisão do líder deveria ser compartilhada com sua equipe , através de múltiplos olhares , pois são passiveis de menores equívocos, geram um sentimento de time,  eleva-se o comprometimento e  descentraliza o poder.

Como anda a tomada de decisão em sua empresa?

Muito obrigado.
21/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário