segunda-feira, 2 de março de 2015

SOLUÇÕES CATALOGADAS


Estava pensando sobre a necessidade imperiosa que as empresas possuem de padronizar seus processos, políticas ,normas, enfim..., sua forma de " fazer as coisas".O fato é que a organização para o trabalho é de fundamental importância para que os  colaboradores possam  assimilar  a cultura e valores da empresa e  alinharem-se a eles  .

Devemos ressaltar que a padronização excessiva não deve retirar a iniciativa dos colaboradores a ponto de tolher a sua criatividade .As políticas objetivam orientar os limites e acima de tudo dar segurança  para a convivência e tomada de decisões.

Entendo que as soluções para os mais diversos tipos de problemas não encontram-se na prateleira como se fosse um supermercado ou até mesmo não estão catalogadas como se fosse uma compra por catalogo físico ou até mesmo virtual.Obviamente estou usando uma metáfora bem humorada, à fim de esclarecer o meu ponto de vista.

O desafio está em equilibrar a implementação destas políticas  com uma administração mais participativa onde as sugestões  são muito bem vindas , pois são as pessoas que executam as tarefas sabem como ninguém  os pontos fortes  e oportunidades de melhoria das áreas em que atuam.

É essencial a formação de times de trabalho com os  mais variados perfis , experiência e formações.Neste sentido o líder deve  fugir da tendência de contratar pessoas com o mesmo perfil que o seu para  buscar afinidades e evitar o contraditório.  Entendo que opiniões diferentes nos fazem sair da zona de conforto e nos fazem crescer como pessoas e profissionais.

Gostaria de chamar especial atenção para a elevada oferta de profissionais maduros que estão disponíveis no mercado, acima de 50 anos, mas que simplesmente não  estão participando de entrevistas e por consequência não estão concorrendo as vagas.Estes profissionais podem contribuir com soluções que já foram testadas e validas no passado e acima de tudo soluções que não são catalogadas  como se fossem um,a tecla de F1.

Muito obrigado.
02/03/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário