segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MENTORING NÃO É COACHING





Tem sido grande o desafio das empresas e mais especificamente para suas  áreas de Recursos Humanos em desenvolver suas lideranças ,a  fim de enfrentar os enorme desafios a frente de suas equipes.

Quando se fala em estilo de liderança e gestão, surge naturalmente o conceito de coaching, enquanto o de mentoring está mais relacionado ao estilo de desenvolvimento de carreira.

Uma das ferramentas mais conhecidas e praticadas no mercado de trabalho tem sido  o coaching. Na verdade, o papel de coach  é  focado em suportar o coachee para que atinja seus resultados em termos profissionais, pois para que um programa de coaching tenha bons resultados é fundamental que empresa, coachee e coach definam uma demanda especifica a ser trabalhada, por um período limitado de tempo.

Particularmente não acredito em programas de coaching de grande duração e desenvolvido por profissionais que não tenham uma grande vivência no ambiente empresarial. No meu ponto de vista a troca entre coach e coachee fica muito limitada, pois por um lado o coachee necessita desenvolver competências especificas  baseada em situação vivenciadas previamente pelo coach, ou seja, se não for assim "não rola".

Outra ferramenta de grande relevância mas de menor utilização pelas empresas quando comparadas ao coaching é o  Mentoring. Os programas de mentoring  possuem o foco em sucessão  e são voltados para apoiar e desenvolver colaboradores  na própria organização em que trabalham, evitando assim a rotatividade, preparando-os para o processo sucessório e atraindo novos colaboradores com suas políticas de desenvolvimento de carreira. O mentoring envolve a participação de uma pessoa experiente (mentor) para ensinar e preparar outra pessoa (orientado) com menos conhecimento ou familiaridade em determinada área ou assunto. Esta abordagem é baseada na aprendizagem individual e no desenvolvimento profissional, procurando alinhar o talento e o potencial do colaborador as necessidades da empresa.

Algumas  premissas são muito importantes  para o sucesso de  programas de mentoring, conforme descrito a seguir:

• Premissa 1: Um programa de mentoring deve ter dois focos: o mentor e o orientado.

• Premissa 2: O processo de recrutamento de um programa de mentoring deve ser amplamente divulgado dentro da empresa,ter uma pré-seleção dos candidatos, devendo deixar claro aos mentores e orientados os pré-requisitos necessários e os critérios de participação.

• Premissa 3: Um programa de mentoring deve admitir voluntários para apoiar os esforços da coordenação. Estes voluntários devem ser profissionais em nível sênior dentro das organizações ou até mesmo ex colaboradores.

• Premissa 4: Um programa de mentoring deve oferecer um mínimo de treinamento para clarificar os papéis a serem trabalhados e distinguir o mentoring de outras formas de desenvolvimento.

• Premissa 5: Um programa de mentoring, visando ao seu processo de melhoria contínua, deve avaliar da forma mais direta possível se os seus objetivos foram alcançados, o nível de satisfação dos participantes e a qualidade do envolvimento com os orientados.

• Premissa 6: Os papel do mentor não pode sobrepor-se e nem confundir-se com o papel do gestor , na realidade trata-se de papeis distintos    , sendo que o primeiro busca o desenvolvimento da carreira e o segundo o de atingir resultados objetivos da área e da empresa.

Desta forma, ambos programas são de grande valia a aplicabilidade nas empresas somente devemos ter o devido cuidado de saber os objetivos esperados de cada um.

Muito obrigado.

02/02/2015






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