quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS: A IMPORTÂNCIA DO CONTRATO INDIVIDUAL DE RESULTADOS



Alinhar as performances  individuais de seus executivos aos objetivos estratégicos das empresas tem sido um dos  grandes desafios que as empresas enfrentam atualmente.

Sem sombra de dúvidas o desenvolvimento do planejamento estratégico com visibilidade  de médio e longo prazo , definindo-se os objetivos estratégicos da empresa , desdobrando-se nos objetivos das áreas e por consequência das metas individuais é de importância fundamental.  Mas o fato é que , em muitos casos, a execução deste planejamento é por demais dificultada em função da pesada rotina que sobrecarrega os executivos responsáveis pela execução do mesmo.

Entendo que o contrato individual de resultados é uma ferramenta que traz uma grande contribuição neste processo.O Gestor deve se preparar para uma reunião individual  com cada um dos  executivos subordinados aos mesmo , baseado nos objetivos estratégicos e metas a serem cumpridas , a fim de elaborar o CIR-Contrato Individual de resultados.

O gestor deve alinhar com seu subordinado e formalizar por um intermedio de um contrato que contenha as seguintes informações:

  • Nome do responsável;
  • Nome do superior hierárquico  do responsável pelas metas ;
  • Indicadores e meta que suporta cada objetivo estratégico;
  • Prazo final e pontos intermediários de controle;
  • Comportamento esperado do subordinado (Requisitos atitudinais);
  • Premissas necessárias para atingimento das metas;
  • Data limite para apuração dos resultados;
  • Data de pagamento.
  • O contrato é de interesse gestor subordinado. Não deve ser publicizado.
Cada gestor não deve ter um número grande de metas e a boa prática aconselha que haja no máximo três a serem controladas por período. É praticamente impossível um gestor fazer a gestão do desempenho de um número muito grande de metas e de subordinados.

As metas devem  ter prazos mas é importante  ser marcados “prazos de controle” intermediários, a fim de facilitar  o atingimento das metas..

O momento da contratação das metas é o momento importante em que gestor e colaborador irão acordar  os resultados a serem entregues , bem como  em que prazo.

Importante que as metas sejam desafiadoras , mas acima de tudo " atingíveis " ,  pois do contrário corre-se o risco de passar a ideia de uma " delegação perversa" , gerando desânimo e neste caso perdem todos , ou seja, empresa e colaborador.

O CIR é deve ser aplicado para os colaboradores admitidos ao longo da vigência do mesmo, tomando-se o devido cuidado de fazer o cálculo pró-rata relativo aos meses trabalhados .Esta ação traz transparência e acima de tudo um conceito de justiça entre os colaboradores.

Entendo que ao seguir estes as empresas poderão atingir mais facilmente seus resultados e harmonizar com os interesses individuais de seus colaboradores.



Muito obrigado!

Porto Alegre 22 de Janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário