sábado, 13 de dezembro de 2014

A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DE BENEFÍCIOS NAS EMPRESAS.


O salário pago em relação ao cargo ocupado constitui somente uma parcela do
pacote de compensações que as organizações costumam oferecer a seus colaboradores.

É Importante sabermos que  a  remuneração  é composta de  outras formas, além do pagamento em salário, ou seja, os  benefícios também fazem  parte dela.

Sem dúvida implementar um bom plano de benefícios  contribui para o engajamento dos colaboradores a empresa e consequentemente ajuda a manter os talentos nas organizações.

O fato é que percebe-se que grande parte dos colaboradores desconhece o plano de benefícios, bem como toda a sua abrangência , muitas vezes, por falta de um bom sistema de comunicação detalhada  da parte das empresas.

A área de Recursos Humanos deve desenvolver os lideres da organização para que sejam, os disseminadores dos planos de benefícios oferecido pelas empresas e acima de tudo que saibam valorizá-los juntos as suas equipes..

As lideranças  devem ter consciência das necessidades, desejos e anseios de seus colaboradores, assim como saber o papel que cada um desempenha dentro da organização. Assim, podem traçar suas estratégias de maneira coerente, gerando resultados mais eficazes.

 Outra conclusão é com relação à importância dos benefícios, como forma de
reconhecimento e motivação dentro da empresa. Um colaborador que percebe que a empresa se preocupa com ele, que lhe oferece benefícios além daqueles definidos por lei,sente-se merecedor de “algo mais”, trabalha melhor, convive melhor com os demais colaboradores e produz mais.

É importante que a empresa reconheça, constantemente, que cresce e se desenvolve porque cada colaborador, individualmente, realiza seu trabalho com eficiência diariamente. Nada melhor do que todos saibam que  ela aprecia o esforço de todos. Além disso, também promove a manutenção da saúde física e mental dos colaboradores, contribuindo para uma maior qualidade de vida.

Considero de suma importância que as organizações estejam  alinhando seus interesses com os do mercado em que atuam,procurem valorizar cada vez mais seus colaboradores, fazendo da política de benefícios um processo efetivo dentro da organização, contribuindo para a manutenção de um climaorganizacional favorável ao bem-estar dos colaboradores, à produtividade elevada e para a criação de  valor para a organização

As empresas que trabalham com benefícios vem ofertando   grandes novidades ,demandando constante atualização das áreas de Recursos
Humanos.
Felizmente  há consultorias especializadas  em elaborar estudos e implementarem um programa de benefícios alinhados as necessidades das empresas.

Muito obrigado.

13/12/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário