quarta-feira, 11 de junho de 2014

A CAPACIDADE RELACIONAL



O mundo do trabalho tem mudado radicalmente nos últimos dez anos.As empresas incrementaram o trabalho em equipes multifuncionais, trabalho por projetos, trabalho remoto ( home office) , equipes multiculturais com representantes ao redor do mundo, etc.

Apesar desta mudanças citadas cima ainda é muito importante a capacidade que as pessoas possuem ou desenvolvem de relacionarem-se umas com as outras.

A arte do relacionamento trata-se de uma competência muito complexa , necessitando de todos  muito empenho e acima de tudo " ouvir muito mais do que falar."

Esta tarefa tem sido muito árdua para muitos profissionais, principalmente para os mais tímidos.

Você já parou para pensar no que tem feito para estreitar suas relações profissionais?
Você conhece ou compartilha os interesses de seus colegas de trabalho? Ou está no grupo dos que criticam ou falam mal da empresa? Em outras palavras : você é considerado um solucionador de problemas ou um criador deles?

A capacidade relacional é de extrema importância para você ser o detentor de uma boa reputação na empresa na qual  trabalha. Lembre-se de que, embora cada pessoa  seja única, não é aconselhável parecer tão diferente dos demais a ponto de ficar ou sentir-se isolado.Quando chegar o momento das promoções , quem vai indicá-lo se você não permitiu que as pessoas influentes d empresa o conhecessem melhor?

Esta tarefa torna-se mais difícil se o seu líder não o coloca em situações de exposição tais como : apresentação de trabalhador relacionados com sua área, reuniões entre departamentos,  ou até mesmo o de citá-lo par seus superiores quando você contribuiu para a realização de um trabalho .

Não esqueça de que você é  o gestor de sua carreira e não é aconselhável que você a delegue para a empresa ou seu chefe.Isto seria um erro de difícil reparação.

Procure participar dos eventos promovidos pela empresa, das festas dos setores, seja um voluntário nos projetos sociais, seja mentor de um profissional mais jovem, etc.

Se você entender que esta tarefa é de difícil execução aconselho a buscar a ajuda profissional de um Coach Executivo Empresarial que irá orientá-lo a atingir seus objetivos.  

Muito obrigado.
11/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário