quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA



QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

É com tristeza que observamos a absoluta falta de gestão pública no Brasil nos seus mais diversos níveis, quer sejam: municipal, estadual e federal. O viés político das nomeações tem prejudicado sobremaneira a valorização dos profissionais de carreira, legítimos  entendedores dos processos e sistemas públicos , atrasando a profissionalização do setor público.

O produto final desta falta de capacidade é um sentimento generalizado do cidadão de que não há uma contrapartida do nível de serviço prestado pelo Estado com relação à elevada carga tributária do Brasil.

Na realidade, a balança está desequilibrada tendo na parte de cima a carga tributária e na parte de baixo o nível de serviço prestado.

Há um elevado número de ministérios, cargos de confiança, funções sobrepostas e um grande arranjo político, pois, do contrário,  o acesso ao poder não se configura.
Qualquer tentativa de melhora na gestão é "travada" por diferenças ideológicas, disputas partidárias, corporativismos dos políticos e dos servidores, fatores históricos e culturais e, acima de tudo, pelo sentimento de impunidade.

Tive a oportunidade de trabalhar em empresas européias onde meus colegas europeus afirmavam por diversas vezes que o Brasil é um pais jovem e que a Europa possui  1.500 anos a mais que o Brasil, onde as instituições estão mais consolidadas e o nível de consciência do cidadão é mais elevado. Espero não ser necessário aguardar  por mais 1.500 anos para ver mudanças no Brasil.

Fico pensando no nível de desmotivação de um servidor público por não poder realizar e implementar as melhorias necessárias . O sentimento de frustração deve ser muito elevado, mesmo que muitos gozem de estabilidade e de boa remuneração.

A realização profissional passa, fundamentalmente, pela oportunidade que o trabalhador tem de implementar melhorias, racionalizar processos, aprender e atualizar-se constantemente, ter acesso à informação e novas tecnologias e, acima de tudo,  agregar valor à sociedade.
Neste aspecto, entendo que o setor público pode aprender significativamente com a iniciativa privada aplicando-se alguns conceitos tais como meritocracia, programas  de metas, avaliações de desempenho, planos de  carreiras , programas de desenvolvimento etc.
Resumindo : Gestão por Resultados.

Talvez esta seja uma boa plataforma de governo.

Muito obrigado.
09/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário